14/03/24 às 10h29 - Atualizado em 14/03/24 às 10h29

Projeto Mulher nas Cidades leva serviços essenciais ao Itapoã

Programa gratuito vai passar por 12 regiões administrativas do Distrito Federal

O programa Mulher nas Cidades está no Itapoã com serviços gratuitos voltados para o público feminino da região administrativa. Fruto de uma parceria entre a Associação Amigos do Futuro e a Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), o evento está funcionando ao lado da administração regional até sexta-feira (15). A ação oferece atendimentos na área de saúde, emissão de documentos, consultoria jurídica cível e familiar, cursos de qualificação profissional e palestras.

O Mulher nas Cidades oferece consultas médicas, emissão de documentos, consultoria jurídica cível e familiar, cursos de qualificação profissional e palestras | Fotos: Divulgação/ SMDF

A primeira edição do Mulher nas Cidades foi realizada em Santa Maria, passando depois pela Estrutural e pelo Paranoá – ao todo, 12 cidades do Distrito Federal receberão o evento. Os serviços oferecidos são divididos em sete eixos de segmentos específicos – saúde, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e trabalho, justiça e cidadania, educação, cultura e qualidade de vida.

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a ação itinerante vai levar atendimentos essenciais àquelas que mais precisam. “Já passamos por três regiões administrativas, e o retorno tem sido muito positivo. Estar perto das mulheres, levando esses serviços, é tornar as políticas públicas de fato efetivas”, destacou.

Na área da saúde, o público feminino pode receber consulta médica básica com aferição de pressão, colesterol e tipagem sanguínea, além de atendimento psicológico e orientação odontológica com aplicação de flúor, escovação assistida e distribuição de material de higiene. As interessadas também podem participar de palestras sobre prevenção de doenças como o câncer de mama e útero, uso abusivo de drogas, planejamento familiar e gravidez na adolescência.