A festa foi fruto da parceria entre a Administração Regional do Itapoã, entidades e empresas da região.
As comemorações começaram às 9h com um desfile cívico-militar realizado às margens da DF-250.
Desfiles
Desfilaram o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) (PMDF); o 10º Grupamento de Bombeiros Militar do Paranoá (10º GMB); o 20º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal que faz parte do II Comando de Policiamento Regional do Leste, Detran e Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e sua Banda de Música. Logo em seguida, desfilaram as Escolas-classe 1 e 2 do Itapoã; a Escola Zilda Arns; o Grupo Encanto do Itapoã-Bumba meu boi; o Instituto Educar e a Associação Positiva de Brasília.
No decorrer da sexta-feira(7), paralelo à Exposição de Artesanato, o Estande da Mulher prestou atendimento aferindo pressão e fazendo teste de glicemia; foram prestados serviços relacionados ao Projeto Público "Administração nas Quadras". A Associação Positiva de Brasília fez uma belíssima apresentação do Projeto Réplica de Quilombos e a energia de Rivaldo Freire com "Aulas de Dança", contagiou todos os presentes.
O "Ato Profético Aviva Itapoã" fechou calorosamente a tarde de sexta-feira.No início da noite, a ASKAP promoveu uma Batalha de Rimas. Depois foi a vez das apresentações musicais: nem o frio cortante conseguiu abater o entusiasmo harmonioso da plateia Gospel; se apresentaram: Lorena bastos, André Pereira, Pastor Aldo Carlos, Banda Arca da Aliança, Ministério de Louvor Eliel.
No sábado pela manhã, a programação prosseguiu: World Dance Crew – "Aulas de Dança", e concomitantemente a Federação de Basquete promovia o arremesso premiado e sorteava brindes, seguido de outras atrações: Exposição de Artesanato, Exposição de Veículos antigos.
O Sistema FIBRA montou os brinquedos para a garotada e o SESI disponibilizou uma oficina de bicicletas que fez a alegria dos ciclistas da cidade.
Parabéns com Bolo
No final da manhã um bolo ornamentado com a imagem da nova bandeira do Itapoã foi cortado e distribuído para o público presente.
Cavalgada
A Cavalgada foi um dos pontos altos da festa. Os Cavaleiros e as Amazonas chegaram bem na hora do corte do bolo.
Premiações
Premiação do Torneio de Futsal e do Torneio de Skate.
À tarde, aulas de Power Jump ; à noite, uma diversificação de ritmos garantiram a animação da festa até o seu desfecho. Os artistas e grupos que se apresentaram: Bumba meu boi, Trio Popular, Beto Severo, Neguin do Pagode, Banda CCIO, Banda Raízes da Nova Geração, Radicalibres RAP, Rosalvo Brasileiro, Fernando Mangabeira e Banda Visão Global.
Palavra de Pioneiro
Um dos pioneiros da cidade, Wilson Rabelo da Silva, 74 anos, conhecido carinhosamente por Wilson Preto, morador da quadra 371, depois de relatar vários episódios vividos nos primórdios do Itapoã, disse:"…Itapoã, 12 anos é uma criança…e hoje a gente vê ônibus entrando e saindo de uma cidade onde nem a polícia entrava, a gente vê e não acredita. Hoje, as crianças da cidade não conhecem a história do Itapoã e eu tenho todo o acervo, fotos, documentos. Um dia vou montar um painel, um mural, né? quero mostrar como tudo começou…".
Veja fotos.