19 de março de 2015 – 20:55
Para comemorar o Dia do Artesão, celebrado nesta quinta-feira (19), cerca de 300 artistas populares participaram, na tarde de hoje, no Museu da República, de uma roda de conversa com o secretário de Turismo do DF, Jaime Recena.
A proposta do encontro era reunir sugestões para fortalecer o setor e construir políticas públicas voltadas para o segmento. No evento, 10 pessoas foram homenageadas e receberam diplomas pela criatividade na produção de objetos artesanais. Atualmente, sete mil profissionais estão na ativa e cadastrados na secretaria.
Durante quatro horas, os representantes da categoria manifestaram preocupação com a escassez de locais para vender os produtos e reivindicaram a renovação da Feira da Torre de TV.
“O projeto de revitalização deste espaço está nos planos da secretaria; também buscaremos alternativas para ampliar os espaços de comercialização da produção artesanal”, explicou Recena.
O secretário informou que a pasta deverá promover outros encontros com a finalidade de ouvir as propostas dos artesãos: “Todos comentaram que gostariam de ser ouvidos há muito tempo e registraram que, pela primeira vez, um governo resolveu escutá-los”.
Antes da reunião, os presentes assistiram a uma apresentação do Boi do Seu Teodoro, um dos mais importantes representantes do folclore maranhense preservado no DF há décadas.