18 de março de 2015 – 22:28
O Instituto de Cultura Brasileira entregou o Troféu Mulher Destaque 2015 a seis personalidades que se destacam na capital da República nas áreas de ciência, cultura e arte. A cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira, no Clube do Exército, e antecipou a comemoração do Dia Nacional da Mulher, a ser celebrado em 30 de abril. Márcia Rollemberg foi uma das homenageadas. “Uma ocasião especial como esta é uma boa oportunidade para nos lembrar que as mulheres ainda têm muito a conquistar e que precisam se mobilizar para construir uma sociedade mais justa”, disse a mulher do governador do DF durante o evento. Ela falou do trabalho de aproximação e de fortalecimento de entidades sociais do DF que vem fazendo.
Além de Márcia, receberam o troféu a vice-presidente do Grupo Comunidade de Comunicação, Marisa Junqueira; a diretora da Brasília Super Rádio FM, Lúcia Garófalo; a colunista social Lia Dinorah; a professora Rita Márcia Machado; e a escritora Meire Fernandes. “São mulheres que brilham”, resumiu a presidente do instituto, Carmen Minuzzi.
O governador Rodrigo Rollemberg também esteve na cerimônia e destacou a importância de entidades que promovem a cultura na cidade: “A cultura tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e proporciona condições para a melhora da vida das pessoas.”
Projetos sociais
O Instituto de Cultura Brasileira foi fundado em 2014 com objetivo de estimular atividades de caráter cultural, artístico, literário, educacional e científico. Formado por 24 senhoras da alta sociedade brasiliense, o grupo tem projetos sociais como o Pintando a Cura, por meio do qual pacientes internados em unidades da rede pública hospitalar pintam quadros durante o tratamento. Há planos para implementar nos hospitais bibliotecas com o projeto Leu, Gostou, Levou.
Em 2014, o instituto doou 107 próteses mamárias para mulheres carentes que tiveram câncer de mama. Para este ano, a expectativa é a de que o grupo arrecade dinheiro suficiente para comprar 150 próteses.