18 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
12/03/15 às 19h23 - Atualizado em 21/11/18 às 14h03

Mostra que destaca o papel do negro na construção de Brasília ocupará o Salão Branco do Palácio do Buriti até 9 de abril

COMPARTILHAR

Da Agência Brasília, com informações do Arquivo Público do DF

12 de março de 2015 – 16:01

Foto: Arquivo Público do Distrito Federal

Arquivo Público do Distrito Federal comemora 30 anos com exposição itinerante

Os 30 anos de aniversário do Arquivo Público do Distrito Federal serão celebrados na sexta-feira ( 13) com a abertura da exposição Trabalho e presença negra na construção de Brasília (1956-1960), às 16 h, no Salão Branco do Palácio do Buriti.

São 20 painéis que valorizam a participação do negro no surgimento da cidade, com concepção visual do artista brasiliense Paulo Athaíde Cavalcante. Durante o vernissage, será exibido um curta de 13 minutos sobre a pesquisa para o projeto — fruto de parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

“É a memória da ancestralidade africana de tamanha evidência na constituição da identidade nacional”, destaca a secretária-adjunta de Políticas de Igualdade Racial, Vera Lúcia Santana Araújo. “Homenageamos também todos os trabalhadores que passaram pelo Arquivo Público nesses 30 anos de existência”, acrescenta a superintendente do órgão, Marta Célia Bezerra Vale.

Fotos – Há registros de quilombolas (descendentes de escravos) em canteiros de obras, refeitórios e hospedarias da Cidade Livre, atual Núcleo Bandeirante. Já as mulheres negras trabalhavam em funções como copeira, escriturária e lavadeira. Fotografias do acervo também registram o cotidiano desses operários em momentos de descontração.

Itinerante, a mostra segue para o Museu Histórico de Brasília, na Praça dos Três Poderes, em 9 de abri.

Trabalho e presença negra na construção de Brasília (1956-1960)
Abertura: 13 de março, às 16 h
Em cartaz até 9 de abril
Salão Branco do Palácio do Buriti 
Mais informações: 3361-7739

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros