02 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
5/06/17 às 10h12 - Atualizado em 21/11/18 às 14h02

Dia Mundial do Meio Ambiente: reflexões e mudança de comportamento

COMPARTILHAR

[Ascom]

Nesta segunda-feira 05/06 comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é muito importante para a reflexão da sociedade. As ações do homem têm mudado o clima do planeta. O aquecimento da terra e a falta de chuva preocupam especialistas. Pequenas ações podem transformar a vida de todos. E nessa mobilização global, cada pessoa pode fazer a diferença no lugar onde mora.

A Administração Regional de Itapoã, por exemplo, tem realizado uma série de mudanças para economizar água e ajudar a natureza. Realiza manutenção e reparos periodicamente em torneiras, descargas e incentiva o uso de baldes em detrimento da mangueira. Essas pequenas ações já surtiram efeito. Somente no primeiro quadrimestre de 2017 foram economizados 24% no consumo de água da administração. Em época de crises econômica e hídrica esses números são muito importantes para a comunidade.

A data também busca trazer o pensamento do consumo consciente. As pessoas podem aderir ao movimento em defesa do meio ambiente com pequenas ações. Separar os materiais reciclados é um grande passo. A cidade de Itapoã conta com uma aliada importante nesse processo. A Cooperativa Recicla Mais Brasil. Eles desenvolvem um trabalho social e ambiental na região. Cerca de 30 catadores andam pelas ruas em busca do ouro urbano. O que é lixo para alguns, é sustento para várias famílias.

Se você quer unir forças e ajudar a construir uma cidade com mais qualidade de vida, aí vai uma dica super acessível: separe o lixo. Utilize dois recipientes na sua casa. Um para o lixo seco seco (papéis, garrafas, caixas, latas, etc) e outro para materiais orgânicos, como restos de comidas, verduras e frutas. Essa simples mudança de hábito traz vários benefícios. A cidade fica mais limpa, a economia sustentável gira com mais força e todos ganham com isso.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros