02 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
26/04/17 às 15h27 - Atualizado em 21/11/18 às 14h02

Administração Regional realiza reunião pública com moradores de Itapoã

COMPARTILHAR

[ASCOM]
Na noite dessa terça-feira (25/04/2017) a população de Itapoã atendeu ao chamado da Administração Regional. Líderes comunitários, membros de associações, entidades religiosas, comerciantes, ativistas ambientais, militantes das causas sociais e moradores da cidade marcaram presença no 1º Fórum Pensando Itapoã. O encontro com a população aconteceu às 19h, na Quadra Poliesportiva da Qd. 61, ao lado do Restaurante Comunitário.

Cerca de 100 pessoas participaram da reunião pública. O evento contou com representantes da Novacap, secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, DFTrans, secretaria das Cidades, secretaria da Cultura, secretaria de Esporte, Turismo e Lazer e secretaria de Saúde. A empresa Viação Pioneira e o Sindicato dos Rodoviários também participaram do debate.

O evento foi iniciado por volta das 19h40. A abertura foi feita pela administradora Cláudia Santana. Ela destacou a importância do diálogo e da participação popular. “Realizamos esse evento com o objetivo de ouvir a comunidade. Queremos o aval dos moradores para promover as ações necessárias. Agradeço a todas e a todos que reservaram um pouco do tempo para pensar coletivamente as melhorias para a nossa cidade. É com união e trabalho que vamos consolidar Itapoã como uma ótima cidade para vivermos em paz com as nossas famílias”, afirma.

Na ocasião, duas questões foram apresentadas para a comunidade e submetidas à votação dos presentes. A primeira trata da utilização do espaço inicialmente reservado para o funcionamento do TRE. A proposta seria a de utilizar o local para instalar as equipes do Programa Saúde da Família. Em votação, a comunidade validou a ideia. A equipe técnica da administração realizará os procedimentos para consolidar a moção.

A bandeira oficial da cidade foi o segundo item da agenda de votação popular. O estandarte atual foi escolhido por um concurso não oficial. Portanto, o ato não tem efeito. A proposta aprovada na audiência é de que haja novo concurso. A nova bandeira será escolhida pela população, em parceria com a administração, por meio de concurso aberto à participação popular. A intenção é criar um símbolo institucionalizado para que Itapoã reafirme a sua identidade cultural e carregue a força do povo em sua marca.

O Fórum teve a dinâmica de perguntas e respostas. As pessoas inscritas tiveram a oportunidade de fazer colocações aos representantes do governo. Os gestores públicos responderam cada demanda apresentada, ofereceram informações sobre os projetos e os serviços governamentais de cada pasta prestados aos cidadãos.

O debate foi qualificado e respeitoso. Vários líderes comunitários entregaram abaixo-assinados pedindo atenção e melhorias para a região. A administração regional e o governo de Brasília reafirmam o compromisso de trabalhar pela população e utilizam o diálogo e a participação popular como instrumentos democráticos para o desenvolvimento social. Todas as demandas apresentadas serão analisadas e encaminhadas para as secretarias, de acordo com cada tema. Um novo fórum será articulado para apresentar as devolutivas à população.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros