02 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
17/03/15 às 13h08 - Atualizado em 21/11/18 às 14h03

Teatro e simulação de regras do trânsito reforçam campanha Volta às Aulas no DF

COMPARTILHAR

Atividades educativas ocorrem em escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Agendamento ainda pode ser feito por telefone

Ádamo Araujo, da Agência Brasília

16 de março de 2015 – 16:35

Foto: Pedro Ventura/Agência BrasíliaTeatro e simulação de regras do trânsito reforçam campanha Volta às Aulas no DF

 

Desde o início do ano letivo, 470 mil alunos da rede pública do Distrito Federal já voltaram às aulas — e, com eles, aumentaram os riscos de acidentes de trânsito na porta das escolas. Para preveni-los durante a chegada e partida de estudantes, a diretoria de Educação do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) realiza em todo o mês de março a campanha Volta às Aulas.

Todas as unidades de ensino da rede pública e particular podem receber as visitas educativas do departamento – agendadas por meio do telefone 3302-3856. Um levantamento das áreas com maiores índices de acidentes de trânsito no DF foi feito pelo DER. Em 2014, foram registradas 144 mortes nas vias urbanas do Distrito Federal – 28 delas só em Ceilândia. Cerca de 7 mil estudantes já participaram da ação de conscientização, que espera atender outros 3 mil até o fim de março.

As ações ocorrem há dez anos e são conduzidas por cinco agentes de trânsito. Eles são responsáveis por apresentar peças teatrais e palestras educativas, além de distribuir um material didático aos jovens pedestres. “Quando passamos essas orientações fundamentais de forma lúdica, temos certeza de que os estudantes assimilam muito melhor as informações e as passam adiante, aumentando essa rede de prevenção a acidentes e segurança no trânsito”, aponta a diretora de Educação do DER, Eliane Cavalcante.

Uma das unidades que já recebeu a visita dos agentes é o Centro de Atendimento Integrado da Criança (Caic) Assis Chateaubriand, de Planaltina. Segundo o diretor Luiz Cláudio Campos, é preciso ensinar regras de trânsito às crianças desde cedo. “Nossa escola tem 6 mil metros quadrados, duas saídas para estudantes com faixa de pedestre e uma para veículos dos servidores da unidade. É fundamental fazer esse trabalho com as crianças, pois o quanto antes aprendem, maior é a chance desse conhecimento ficar sedimentado para o resto da vida”, acredita.

Somente na manhã desta segunda-feira (16), cerca de 1,3 mil crianças participaram da atividade no Caic. Entre elas os amigos Estefany de Macedo Esteves, de 15 anos, e Vítor dos Santos, de 14. Deficientes visuais, eles fazem parte da classe especial e tinham muitas dúvidas sobre o que pode ou não ser feito no trânsito. “Eu amo animais e quis saber se meu pai pode levar o cachorro no banco da frente do carro. Não pode. Os animais precisam estar em ‘casinhas’ apropriadas ou, se for muito grande, no banco de trás”, disse Estefany.

Mais ações – Além da campanha Volta às Aulas, o Departamento de Estradas de Rodagens oferece opções de atividades educativas como a Transitolândia. Voltado para educar crianças sobre as regras de trânsito, o espaço simula situações reais do tráfego urbano, com ruas, calçadas, faixas de pedestre, semáforos e até passarela. Nas pequenas vias, os estudantes atuam como pedestres e passageiros em carrinhos conduzidos por agentes, que ensinam na prática a legislação.

A Transitolândia fica no Parque Rodoviário do DER, em Sobradinho. O espaço conta com um anfiteatro para aulas lúdicas e recebe estudantes de escolas públicas e privadas. Para os adolescentes, a opção é o Teatro Rodovia. Em atividade desde 1992, o grupo ensina com humor as regras práticas de condução para motoristas e pedestres. Embalados com música, dança e rimas, Dona Faixa, Semáforo, Dona Placa e Dona Morte envolvem as crianças e adultos em suas histórias.

Detran na escola – Nesta terça-feira (17), das 9 às 17 horas, os alunos de educação infantil da Escola Classe 203 de Santa Maria participam de uma ação de conscientização sobre segurança no trânsito promovida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Palestras, jogos eletrônicos e pinturas de rosto serão algumas das atividades que levarão para as salas de aula temas como o uso do celular no trânsito e a necessidade do sinal de vida na faixa de pedestres. Os alunos receberão um kit didático com jogos e folders informativos para trabalhar os temas fora da escola.

A previsão é de que o projeto percorra todas as regiões administrativas até o fim de abril. “Trabalhamos com a transversalidade entre as atividades escolares e as de cidadania”, explica a diretora de Educação de Trânsito do Detran, Gláucia Simões. A segunda etapa do projeto será direcionada a alunos do ensino fundamental e médio. Para isso, a diretoria está estudando a abordagem e produzindo material adequado com os professores no atendimento a cada faixa etária.

Ainda em março, os agentes do Detran chegam às escolas de Taguatinga (19), Núcleo Bandeirante (20), Recanto das Emas (24 e 25), Guará e Estrutural (27), e Brazlândia (31).

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros